sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Doces memórias XII

Passamos pelo centro de Barcelona, belo e movimentado – quanta gente!! – grandes praças, bela arquitetura, que, aliás, é referencia do movimento modernista. E depois de uns trinta minutos de passeio, passamos em frente a uma das obras de arte de Galdi, um prédio com fachada inspirada num...Dragão!! Impressionante e belo!! Eu amei mais ainda porque adoro dragões medievais, então foi um delírio só!! Outros prédios, novas surpresas, até que numa esquina paramos para trocar de ônibus, e o ponto estava, justamente em frente ao prédio, projetado por Galdi, inspirado no mar. É uma loucura!! O cara era um magnífico. A fachada reproduzia o vai e vem das ondas e nas sacadas, as grades eram algas marinhas. Lindo!! Minha pendência em Barcelona é visitar o museu Galdi e Picasso, assim como deixei pendências em Paris e Amsterdã. Vou fazer uma viagem dedicada aos museus... Mas em Barcelona, ainda faltava uma obra de Galdi: a Sagrada Família. Não posso deixar de dizer que minha catedral preferida ainda é Notre-Dame. Pela sua idade, pela sua imponência, pelas gárgulas (que eu adoro!!), pela importância. Mas a Sagrada Família terá sempre um lugar de destaque no meu coração. E como é impossível defini-la, até eu puder postar as fotos, vou deixar que vcs imaginem, como fiz durante muito tempo, com as suas torres e formatos impressionantes. O curioso é que ela ainda está em construção, e acredito, vai permanecer assim durante muitos anos, pois virou uma atração à parte. Entendo porque Galdi ficou obcecado por ela. O sentimento que tive é que ela parece não ser desse mundo. Almoçamos do lado da catedral, num restaurante que tem uma salada maravilhosa!!!! Barriguinha cheia pegamos outro ônibus que nos levou para a parte mais alta da cidade, porém não descemos. Queríamos seguir para a parte central da cidade e fazer compras. Barcelona era nossa última oportunidade para comprar alguns presentes. Também tinha que descarregar nossos três chip’s de fotografias. Nossa tarde foi destinada a isso e no início da noite fomos comer a famosa PAELLA. Após o delicioso jantar fomos para o hotel. Na manhã seguinte, seguiríamos para Sevilha.