sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

As noticias continuam...

Olá amigos!! Agora estamos em Brugges, na Bélgica, terrinha fria!! Mas nada como um hotel com um salão bem quentinho, computador com internet e cerveja. Enquanto tento colocar o roteiro em dia, o Túlio vai saboreando as cervejas da vasta lista de marcas que o gerente do hotel deu para ele. Preciso fazer um comentário: como e difícil achar internet na Europa!! Eu achei que teria um cyber café em cada esquina..... Bom, continuando o roteiro: saímos de Luarca no dia 11 de setembro - quarto dia de viagem - ainda era noite, mas o relógio já marcava 07:30 da manha. Seguimos em direção a Santiago de Compostela, eu estava ansiosa, afinal ja ouvira muito falar sobre o Caminho de Santiago e queria muito conhecer a cidade. E o que posso dizer, a cidade com suas construcoes imponentes correspondeu as minhas espectativas. 'E uma mistura de religiosidade e historia que me fez querer fazer todo o caminho caminhando....quem sabe. Apos um passeio pela cidade e uma parada basica para uma cervejinha, voltamos para a estrada em direcao ao norte da Espanha. De acordo com o roteiro, teriamos que dormir o mais proximo possivel de Santander - quilometragem pesada e acabomos dorminho em Pamplona. A cidade tem um centro historico muito bonito, mas o frio fez com que corressemos para um bar fechado e degustasse um chocolate quente, alias esta tem sido minha maior perdicao nessa viagem. O Tulio, e claro nao dispensou cerveja. No dia seguinte, seguimos para a Franca atravessando os Pyrineos. Confesso que este foi O DIA!!!! A paisagem deste dia - do inicio ate o final - foi realmente MARAVILHOSA. Alguns quilometros apos Pamplona a paisagem mudou, as cores mudaram, o cheiro mudou. Nao sei explicar, conheci varios novos tons de dourado, verde e azul. Pensei que so encontraria isso na Patagonia... Como sou a fotografa oficial da expedicao, e adoro fotografar na garupa, fiquei na duvida: fotografar ou ficar deslumbrada com o visual, bom tentei fazer os dois... Ate que enfim eu estou numa maquina com entrada para CD e vou poder mostrar algumas fotos.... Mas o ponto alto do dia, e eu diria, da viagem ate agora foi a travessia dos Piryneos. E belissimo!!!! Do lado espanhol, a subida possui uma vegetacao um pouco mas baixa, as vezes ela e arida (desculpem, mas nao consigo colocar acento nas palavras. Teclados europeus.... Mas os teclados franceses sao os piores...) devido a neve que cobre a montanha nos periodos mais frios, mas do lado frances a paisagem e exuberante!! Sabem aquelas ovelhinas com sininho no pescoco que vimos nos filmes, pois e, estao la!! A subida e algo surpreendente!! Como os Piryneos-Orientales e uma cadeia de montanha extensa, subimos e descemos varias vezes, a cada hora a paisagem mudava e ficava ainda mais bela. Numa das subidas, conseguimos chegar ao topo de uma montanha e a vista e de tirar o folego. No final da travessia ganhamos de brinde a passagem por varias pequenas vilas francesas e ai minha camera fotografica nao aguentou mais, alias, a bateria. Eu tirei, cerca de 200 fotografias na trevessia dos Piryneos, acreditem. Com a alma revigorada pela beleza, resolvemos esticar e seguimos viagem, nosso objetivo era chegar a regiao dos castelos medievais no sul da Franca, a noite chegou e resolvemos parar em Rocamandur. O Paulo, cunhado do Tulio, comprou um GPS que contem as estradas opicionais da Europa, sao as estradinhas de interior, aquelas que ficam escondidinhas; e nos trouxe varias surpresas. A primeira delas foi a chegada a Rocamandur. Imaginem a cena: ja era noite quando entramos numa dessas estradinhas. Estava escuro, um "breu", fazia frio e a estrada era daquelas bem estreitas. O carro seguia na nossa frente e a cidae nao chegava nunca. Eu so pensava na Bruxa de Blair, e o Tulio so pensava na possibilidae de nao conseguirmos hospedagem e ter que voltar tudo aquilo... seguiamos com nossos pensamentos quando a estrada comecou a descer e depois de uma curva, de repente..... apareceu um castelo todo ilumidado, naquela escuridao. Vcs nao imaginam a sensacao que e ver algo tao maravilhoso como aqule castelo esculpido na rocha e um cannion, cerca de 10:00 da noite, apos ter viajado o dia inteiro e ter pensado num encontro com a Bruxa de Blair, dez minutos antes. Achamos um hotel super gostoso na rua principal da vila aos pes do castelo e dormimos muito felizes. Para mim, este foi o melgor dia da viagem ate agora. Na manha seguinte custimos a cidade de Rocamandur e a regiao. Nos recomendamos: conhecam esse lugar!!Apos Rocamandur, seguimos para Sarlat, uma cidadezinha medieval que e outro encanto. Agora eu sei porque os franceses sao metidos. Viver entre as maravilhas que vimos, nnooooossaaaaaaa!!!!! Na regiao de Sarlat fomos ate o vale do Rio Dordogne, onde ficam os castelos medievais. Barbaro!! Inclusive, fomos no castelo que serviu de locacao para o filme Joanna D'Arc, Castelo de Beynac. Voltamos para Sarlat e curtimos a noite da cidadezinha que vale uma visita mais prolongada. No dia seguinte resolvemos adiar um pouco a subida para Paris para curtir uma feirinha de sabado e tentar enviar noticias pela internet. Apos o almoco, rumo a cidade que eu mais queria conhecer no roteiro, PARIS!! Chegamos a Paris no final do dia e ainda deu tempo para curtir a noite parisiense no famoso bairro de Montmatre onde pagamos 10 euros por um shopp (e bebemos 7, ou seja, pagamos 70 euros por 7 shopps de 500 ml) e 5,50 euros por um cafe. Foi um roubo!! No dia seguinte, ainda atorduados pela conta da noite anterior seguimos para a maratona do dia: visitar Museu do Louvre, Notre-Dame, Arco do Triunfo e Torre Eiffel no mesmo dia. Afinal de contas eu so tinha um dia em Paris. No dia seguinte compras na Galerie Lafaiete e seguimos em direcao ao vale do Luar. Vou parar por aqui, porque tem outros hospedes querendo sar a internet e eu ja abusei da paciencia deles. O Tulio envia as fotos ...